Para preservar a bateria do seu veículo, quando for dar partida no seu veículo, evite exceder 7 segundos a cada vez.
Ao instalar um equipamento elétrico não original, evite instaladores não credenciados.
Para garantir a integridade do sistema elétrico, faça regularmente manutenções.
Nunca feche curto-circuito entre os pólos da bateria, pois esse procedimento é extremamente prejudicial a mesma. Se efetuado no veículo pode comprometer a integridade do sistema eletrônico.
O motorista deve balancear o carro a cada 10 mil quilômetros.
Para perceber se o carro precisa ou não ser alinhado, basta notar se há desgaste irregular dos pneus, se o volante está fora de centro, puxando a direção para um dos lados, e se os pneus vivem cantando nas curvas.
O alinhamento correto prolonga a vida útil dos pneus.
Devem ser verificados alguns itens fundamentais para que seja garantida sua segurança e evitar dores de cabeça futuras, com problemas não detectados no momento da compra.
Você pode trazer seu veículo recém adquirido à EMBRAVEC para que seja feita uma avaliação completa do mesmo, onde serão verificados todos os itens de segurança veicular, emissão de poluentes, integridade da identificação veicular, entre outros, atestando assim a procedência e a integridade do veículo, garantindo confiança na compra de seu novo bem.
Algumas marcas dizem que temos de fazer a troca a cada 30.000 quilômetros, mas isso nem sempre é necessário. Se o uso que você faz do carro é sempre suave, pode ser que eles durem o dobro disso, tranqüilamente.
E como saber se os amortecedores estão bons? Balance um canto do carro, tanto da dianteira quanto da traseira, empurrando aquela parte com força para baixo. O carro deverá balançar no máximo uma vez. Se ele balançar mais do que isso, os amortecedores estão precisando de uma verificação mais técnica a fim de avaliar sua integridade e ação.
Não passe por um quebra-molas diagonalmente, pois isto provoca uma força exagerada em um dos lados, provocando uma maior torção da carroceria
Às vezes, ao acionar o freio ouve-se um barulho parecido com um assobio. Esse chiado pode ser do desgaste da pastilha ou do tipo de material usado na fabricação da peça. Pode, também, se tratar de sujeira no sistema de discos e pastilhas. Devemos ficar atentos também para o ruído de "ferro com ferro", pois isso indica o desgaste completo das pastilhas e pode causar danos irreversíveis ao disco de freio, sendo necessário, nesse caso, a sua substituição.
Deve-se, com certa freqüência, fazer uma revisão no veículo. Semanalmente checar a calibragem dos pneus, a água do radiador, o nível do óleo do motor, o óleo da direção hidráulica (se existir), o óleo de freio e realizar uma lavagem.
Faça polimento com o carro limpo e seco. Use um pano limpo e seco para passar a cera (aconselhamos usar estopa). Passe o pano (estopa) em movimentos circulares. Espere secar e dê brilho com um pano limpo e seco (flanela).
Andar com frequência com o tanque do carro na reserva, prejudica o sistema de injeção, devido ao possível depósito de sujeiras no fundo do tanque, que são aspiradas pela bomba de combustível, podendo provocar seu mau funcionamento.
Crianças não devem ficar no banco da frente. Sempre no compartimento traseiro e de preferência atrás do encosto do banco dianteiro, que em caso de acidente funciona como uma proteção adicional. Sempre utilizar as cadeirinhas adequadas a cada faixa etária.
A mistura de óleos sintético e natural não é recomendada para o uso no automóvel. Essa solução faz com que o líquido perca a viscosidade original e não lubrifique corretamente o motor.
O uso do nitrogênio na calibragem proporciona aumento da vida útil dos pneus. Além disso, amplia significativamente o intervalo entre as calibragens. Independente da utilização do nitrogênio na calibragem, os pneus devem sempre estar com a pressão indicada pelo fabricante, pois isso influencia diretamente no desgaste, economia de combustível e estabilidade do veículo.
Para remover manchas de combustível da pintura do seu carro, misture óleo de motor sem uso com gasolina em uma porção de estopa ou flanela e esfregue no local afetado. Quanto mais recente fora mancha maior a eficiência dessa dica.
Antes de viajar, verifique os itens do veículo que necessitam de cuidados. A lista abaixo serve para orientar o dono do automóvel.
NO MOTOR
NO INTERIOR DO VEÍCULO
NA PARTE EXTERNA
NO PORTA MALAS
ACESSÓRIOS ÚTEIS